Programação

Palestra de abertura:

 

REGINA HELENA FERRAZ MACEDO (Universidade de Brasília)

Tem experiência em ecologia comportamental, com ênfase em evolução da socialidade, seleção sexual, e investimento parental. Atua principalmente nos seguintes temas: compreensão do comportamento em contextos ecológico-evolutivos, além da compreensão dos mecanismos mais imediatos endocrinológicos e de parentesco genético.

Título da palestra: "Ciclos de Vida: Pesquisas, Pássaros e Pincéis"

 

 

 

Palestras confirmadas:

 

ALEX JAHN (Indiana University, EUA)

Tem experiência em ecologia de movimento de aves. Ao combinar informações sobre os padrões de movimento, ecologia e fisiologia das aves, com dados ambientais como clima, hábitat e doenças, pretende desenvolver uma melhor compreensão de como as aves podem servir como sentinelas de mudança em um planeta em rápida mudança. A pesquisa é realizada em diferentes regiões das Américas, a fim de desenvolver uma compreensão generalizada desses processos através dos hemisférios. 

Título da palestra: "Insights from the movement ecology of birds, from the individual to ecosystem level"

 

 

 

RENATA STOPIGLIA (Universidade Estadual do Ceará)

Tem experiência em nomenclatura zoológica, taxonomia integrativa e taxonomia de grupos recentes. Atualmente é Pesquisadora de Inovação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde desenvolve o projeto de implantação do Museu de História Natural do Ceará, Prof. Dias da Rocha, em parceria com o Museu Nacional/UFRJ.

Título da palestra: "The trinominal nomenclature in Aves: an historical approach"

 

 

 

GUILHERME TAVARES NUNES (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Possui experiência com processamento de amostras biológicas e análises de dados moleculares, isotópicos, morfológicos, e geoespaciais, utilizando técnicas estatísticas que integram informações das diferentes ferramentas de estudo. Tem interesse em estudos de ecologia e evolução utilizando aves marinhas como modelos. Tem utilizado diversas ferramentas de pesquisa para entender aspectos de ecologia populacional, como conectividade, uso do espaço, e interações tróficas.

Título da palestra: "O que as aves fazem quando não estamos vendo: biologging aplicado à ornitologia"

 

 

VALENTINA FERRETTI (Universidad de Buenos Aires)

Tem interesse na diversificação das histórias de vida das aves, incluindo padrões espaciais e temporais de variação nos sistemas de acasalamento e parâmetros de reprodução. Suas perguntas exploram a interface entre ecologia, comportamento, morfologia e evolução dos sistemas de acasalamento e biologia reprodutiva. Para tanto, utiliza ferramentas moleculares combinadas com observações de campo e experiências manipulativas para investigar os efeitos das variáveis ecológicas nos traços reprodutivos dentro e entre espécies.

Título da palestra: "Variation in extra-pair paternity: lessons learned from studying birds in South America"

 

 

GLAUCIA DEL-RIO (Louisiana State University, EUA)

Possui experiência com taxonomia, ecologia e história natural de aves brasileiras. Agora em seu doutorado, está usando genomas completos para entender como as espécies de aves surgem e se mantém na região mais biodiversa do mundo, a Amazônia.

Título da palestra: "Especiação de aves na Amazônia: novas ideias escondidas nos genomas"

 

 

KRISTINA COCKLE (Instituto de Biologia Subtropical, CONICET)

Possui interesse em investigar a vida das aves e como elas interagem com o seu mundo, na Mata Atlântica, florestas temperadas e campos. Um dos seus principais objetivos é entender e conservar as redes ecológicas dinâmicas das aves que nidificam nas cavidades das árvores.

Título da palestra: "In the hearts of trees: lives of birds that nest in cavities"

 

 

GLAYSON ARIEL BENCKE (Museu de Ciências Naturais, SEMA/RS)

Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia. Coordenou os processos de elaboração e revisão da lista de espécies da fauna ameaçada de ex­tinção no Rio Grande do Sul e a organização do respectivo Livro Vermelho. Contribui com o Ministério do Meio Ambiente e organizações internacionais na elaboração e execução de planos de ação para espécies de aves ameaçadas. Atualmente, atua na iniciativa internacional Alianza del Pastizal para a conservação dos campos naturais em propriedades privadas do Pampa.

Título da palestra: "Desafios e oportunidades da conservação de aves em terras privadas: o exemplo da Alianza del Pastizal no Pampa gaúcho"