Início

Comunicado:

Os organizadores do XXVII Congresso Brasileiro de Ornitologia estão monitorando o desenvolvimento das ações para controle do COVID-19 e o impacto nacional e internacional relacionado ao mesmo (viagens, aglomerações, entre outros). Nós estamos seguindo as recomendações dos Centros de Controle de Doenças e Prevenção da Organização Mundial de Saúde. Decisões sobre o Congresso serão tomadas com base nessas recomendações. Até o presente esperamos que o XXVII CBO seja mantido para o período previsto, mas estamos estudando as alternativas dependendo dos acontecimentos que venham a surgir e recomendações decorrentes. Manteremos todos informados das novidades por este canal e outras mídias eletrônicas. O cronograma está mantido por enquanto, mas informamos que, em caso de mudanças, nenhum participante será prejudicado tanto acadêmica como financeiramente (i.e., inscrições, resumos).

Contamos com a compreensão de todos!

 

Seja bem-vindo ao XXVII Congresso Brasileiro de Ornitologia!

 

A Sociedade Brasileira de Ornitologia e a Comissão Organizadora do XXVII Congresso Brasileiro de Ornitologia têm a satisfação de convidar toda a comunidade interessada no estudo e na conservação das aves a participar do XXVII CBO, que acontecerá entre os dias 02 e 06 de agosto de 2020, em Gramado/RS, na Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).

 

O tema do congresso deste ano será "A ornitologia como ciência agregadora", que destaca a pluralidade de abordagens dentro da ornitologia e sua capacidade de atrair cientistas de distintas escolas do conhecimento.

 

A ave símbolo do congresso deste ano é o grimpeiro (Leptasthenura setaria), uma espécie conhecida pela estreita relação ecológica com a araucária (Araucaria angustifolia). O grimpeiro nidifica e forrageia nos galhos e nas grimpas (folhas aciculadas) da araucária a procura de artrópodes, que podem causar danos às gemas apicais da araucária. Como a araucária corre o risco de ser extinta, o grimpeiro também pode desaparecer da natureza, já que suas populações estão declinando, e hoje, a espécie é categorizada como quase ameaçada de extinção. Ambas as espécies e essa interessante relação podem ser observadas nos arredores da cidade de Gramado.

 

 

 

12 anos do Jacana Jacana

No XXVII CBO comemoraremos aniversário de 12 anos do Jacana Jacana, 

a festa comemorativa dos participantes do congresso, idealizada e criada em 2008, em Palmas/TO.

 

Siga nossas redes socias e fique por dentro de todas as atualizações!

   

Para baixar o logo do evento, clique aqui.